Notícias

Publicado em: 16 de fevereiro de 2023
Categorias: Dicas

Saiba por que investir em segurança de dados para sistemas de gestão integrados

Sistemas de gestão ou ERPs integrados são softwares muito utilizados no meio corporativo para gerenciar e automatizar funções essenciais para os negócios, melhorando o planejamento, eliminando tarefas repetitivas e controlando recursos – tudo em um sistema unificado e integrado com outras plataformas.

De acordo com um levantamento da Oracle NetSuite, 53% dos líderes de TI afirmam que a implementação de ERP é uma prioridade de investimento para as empresas, e 50% das organizações já estão comprando, atualizando ou planejando atualizar seus sistemas ERP existentes. 

As estatísticas também mostram que 49% das empresas melhoraram todos os processos de negócios após terem adotado essa estratégia. 

O setor industrial é, hoje, o principal usuário de ERP do mercado, com 33,66% das estatísticas de uso, seguido de TI (14,85%) e serviços financeiros (13,86%).

As vantagens de utilizar um ERP são muitas: 

  • é possível automatizar relatórios; 
  • reduzir redundâncias; 
  • unificar sistemas; 
  • melhorar a produtividade; 
  • integrar dados de diferentes departamentos; 
  • e muitas outras funções

Contudo, uma vez que os ERPs armazenam uma grande quantidade de dados, é essencial que as empresas invistam em softwares que possam assegurar a proteção dessas informações com excelência.

Por que investir em segurança de dados em sistemas de gestão?

A segurança de dados em sistemas de gestão é uma preocupação recorrente no mercado, e isso se deve à crescente adoção de tecnologias digitais da última década, sobretudo após a pandemia de covid-19, que exigiu que o mundo se tornasse cada vez mais digital. 

Aumentando a utilização de tecnologias, também crescem os riscos de invasões e vazamentos de informações confidenciais.

A cibersegurança é uma parte essencial de qualquer empresa que deseja investir em sistemas de gestão, pois são softwares que carregam dados sensíveis das organizações. 

Dada a complexidade desses sistemas, que permitem criar automações e gerar estatísticas para tomadas de decisões, muitas informações exclusivas precisam ser inseridas no dashboard para que ele possa começar a processar relatórios.

Todo tipo de informação sigilosa, como dados financeiros, resultados da empresa, dados de departamento pessoal, dentre outros, podem ficar vulneráveis e ser acessados, alterados ou excluídos por hackers, bots ou até mesmo por erro humano. Portanto, as ações que envolvem segurança e proteção de dados devem estar no topo da lista dos investimentos de qualquer empresa que lida com tecnologia.

Como garantir a segurança de dados em sistemas de gestão

ERP

Confira algumas práticas que as corporações podem desenvolver para garantir a segurança de dados ao utilizar sistemas de gestão:

Investir em um software de qualidade

Ao escolher um sistema de gestão, é importante que seja feita uma pesquisa detalhada para se certificar que o software possui suporte ao usuário, atualizações com correções frequentes de segurança, além de garantir que o programa seja original.

Ter um setor de TI bem estruturado

Todas as empresas que estão passando ou passaram pela transformação digital precisam de um setor de TI para poder configurar e manter servidores, além de prestar suporte, gerenciar dados e garantir a cibersegurança da corporação.

Desenvolver práticas de backup

Nenhuma empresa está livre de falhas. Caso ocorra algum acidente, seja por erro humano, desastre ou ciberataque, os backups poderão garantir a recuperação de possíveis dados perdidos.

Investir em criptografia de dados

A criptografia de dados é uma técnica que assegura que os dados sejam compartilhados exclusivamente com quem tem permissão para recebê-los. A criptografia deve ser aplicada em sistemas operacionais, softwares, arquivos, bancos de dados e backups.

Monitorar a segurança

O monitoramento constante de segurança é fundamental para detectar e responder rapidamente a ameaças ou atividades suspeitas. Isso inclui o uso de antivírus e análise de logs para monitorar o tráfego de rede e diagnosticar possíveis invasões.

Praeter garante automação, praticidade e segurança

Os sistemas de gestão empresarial são uma forte tendência no mercado, pois permitem que as empresas automatizem funções e tenham melhor visibilidade das operações, melhorando os resultados e aumentando o ROI. 

O Praeter é uma solução de sistema de gestão empresarial que oferece automação para vendas, faturamentos, finanças, estoques e muito mais. O diferencial do sistema está na forte segurança de dados, alinhada à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que garante a privacidade e proteção máxima das informações sensíveis das empresas.

Entre em contato com a nossa equipe para saber mais sobre como o Praeter pode ajudar sua empresa a ter mais eficiência e resultados sem perder a segurança.

Relacionados

escolher um sistema de gestão
Existem muitos recursos digitais no mercado capazes de potencializar o dia a dia das empresas,…
Boas práticas para a segurança de dados do seu sistema de gestão
A segurança de dados é uma preocupação recorrente em empresas e organizações de múltiplos setores.…

Utilizamos cookies para monitorar o tráfego do website e melhorar a sua experiência, e ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade
Prosseguir