Notícias

Publicado em: 3 de março de 2023
Categorias: Dicas

4 cuidados ao escolher um sistema de gestão empresarial seguro e confiável

Existem muitos recursos digitais no mercado capazes de potencializar o dia a dia das empresas, oferecendo fluxos de trabalho mais funcionais, ágeis e que repercutem em excelentes retornos sobre os investimentos. 

Uma dessas possibilidades é o sistema de gestão empresarial, que auxilia no planejamento, execução e automatização de tarefas rotineiras. Mas como escolher um sistema de gestão ideal, que atenda a todas as necessidades de uma empresa, e que ao mesmo tempo seja seguro, rentável e confiável?

Sistema de gestão empresarial: o que é, e quais os benefícios?

O sistema de gestão empresarial consiste em um software cuja finalidade é agilizar e automatizar os processos de gerenciamento, a fim de diminuir a complexidade de grandes projetos e tarefas. 

São capazes, também, de fornecer informações e análises importantes para a tomada de decisões, como o desempenho financeiro da empresa, histórico de vendas, entre outros. Isso pode ajudar a garantir que as decisões sejam tomadas com base em dados concretos e precisos.

Uma pesquisa da Ultra Consultants revelou que as três maiores metas de negócios que levaram as empresas a implementarem sistemas de gestão empresarial incluem a redução de custos (46%), a obtenção de melhores indicadores de desempenho (46%) e uma maior eficiência nas transações comerciais (40%). 

A mesma pesquisa revelou que 57% das empresas consideraram a implantação dos sistemas de gestão como um sucesso, enquanto apenas 2% afirmaram que o método não atingiu as suas expectativas.

Empresas de todos os tamanhos podem utilizar e se beneficiar da implementação de um sistema de gestão. Cada empresa poderá escolher funções diferentes para melhorar e automatizar os fluxos de trabalho, como efetuar cadastros, controlar estoques, controlar finanças, fazer cálculos de comissões, gerir vendas, entre outros. 

A melhor coisa é que esses softwares permitem que os gestores administrem todas as etapas do negócio em um só lugar, sem a necessidade de comprar múltiplos sistemas.

Para escolher um sistema de gestão adequado, é necessário iniciar identificando as demandas da empresa. 

Isso envolve compreender quais são os principais problemas a serem resolvidos e quais tarefas rotineiras podem ser automatizadas, deixando a cargo da inteligência artificial do programa. Desta forma, os funcionários poderão se concentrar nas habilidades interpessoais e menos nas tarefas mecânicas.

Confira 4 cuidados essenciais ao escolher um sistema de gestão empresarial 

1. Cibersegurança

Os sistemas de gestão empresarial lidam, invariavelmente, com grandes quantidades de dados confidenciais das empresas. Desta forma, é fundamental que o software seja capaz de garantir a segurança desses dados. 

Para isso, é necessário que o sistema tenha recursos sólidos de segurança, como criptografia de ponta a ponta, backup e autenticação de usuários ‒ 24 horas por dia, 7 dias por semana. 

A cibersegurança é crucial para garantir a privacidade e a proteção dos dados da empresa, e um sistema de gestão eficiente deve ser capaz de oferecer esse nível de proteção constante.

2. Custo-benefício

As empresas precisam ter o cuidado de avaliar o valor que o software de gestão empresarial oferece em relação ao seu preço, para ter certeza de que estão obtendo retorno adequado sobre o investimento.

Isso pode ser feito ao verificar se o sistema fornece as funcionalidades desejadas, e comparando com outras opções disponíveis no mercado, para ter a certeza de que o custo está alinhado ao valor que o sistema oferece. 

Também é importante que as organizações entendam o orçamento que têm disponível para este investimento, e buscar opções que se enquadrem nesse valor.

3. Integração

Ao escolher um software de gestão empresarial, é crucial considerar se ele tem boa integração com possíveis outros sistemas e softwares já utilizados pela empresa, como CRM, gateways de pagamento, inteligências artificiais, IoT, entre outros. 

Uma boa integração entre esses sistemas poderá garantir um fluxo de trabalho mais eficiente, econômico e com menos taxas de erros e refações.

4. Suporte técnico

Para que um software de gestão empresarial funcione de maneira eficiente e atenda às necessidades da empresa, é fundamental que ele tenha um suporte técnico disponível 24 horas. 

Como todo software, os sistemas de gestão podem estar sujeitos a eventuais falhas, bugs e quedas de servidores. Por isso, é importante que o programa conte com uma equipe de suporte sempre pronta para ajudar, por meio de diferentes canais de comunicação, como e-mail, telefone, chat online ou WhatsApp, por exemplo.

Potencialize os seus resultados com o Praeter

O Praeter é um sistema de gestão empresarial modular seguro e confiável, com funcionalidades personalizáveis para atender as diferentes necessidades de cada negócio. 

Com o Praeter, sua empresa terá acesso a ferramentas que permitem agilizar e automatizar os processos de gerenciamento, proporcionando uma gestão mais inteligente e moderna.

Além de garantir mais eficiência no controle e no gerenciamento das demandas diárias do negócio, o Praeter oferece suporte em questões fiscais, gerando informações valiosas para auxiliar pequenas e médias empresas de comércio e serviços nas tomadas de decisões.

Na Praeter, nosso negócio é garantir que as empresas obtenham uma gestão operacional eficiente, tecnológica e com suporte técnico sempre disponível. 

Conheça agora mesmo o Praeter e sinta a diferença.

Relacionados

Sistemas de gestão ou ERPs integrados são softwares muito utilizados no meio corporativo para gerenciar…
Boas práticas para a segurança de dados do seu sistema de gestão
A segurança de dados é uma preocupação recorrente em empresas e organizações de múltiplos setores.…

Utilizamos cookies para monitorar o tráfego do website e melhorar a sua experiência, e ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade
Prosseguir